A capital do estado de Goiás conecta muita diversão, passeios culturais, noites agitadas, história e beleza em todos os seus cantos. O crescimento da cidade criou uma vista impecável com diversos prédios e arranha-céus que ilustram o horizonte de Goiânia. A capital é uma das mais importantes capitais da região Centro-Oeste e possui mais de um milhão e meio de habitantes. Não há como negar que Goiânia é uma cidade única e vai te encantar com sua história, cultura e tradição. Há muita coisa para conhecer, lugares para visitar e muita comida boa para provar. Confira as nossas dicas de roteiro para curtir o melhor da cidade!
Goiânia lidera o ranking de cidades mais arborizadas do Brasil. Sendo assim, por que não realizar um passeio ao ar livre e conhecer os parques mais amados da capital?!
Os Parques Areião (Setor Pedro Ludovico Teixeira e Marista Sul), Flamboyant (Setor Jardim Goiás), Vaca Brava (Setor Bueno) e Lago das Rosas (Setor Oeste) são excelentes para caminhar, exercitar ao ar livre e aproveitar a paisagem.
O Memorial do Cerrado já foi eleito o local mais bonito de Goiânia, sendo assim, você precisa aproveitar para conhecê-lo. Localizado no Campus II da PUC Goiás, no bairro Jardim Mariliza, o passeio pode ser agendado e inclui visita ao Museu de História Natural e a uma trilha ecológica.
Além disso, o Memorial do Cerrado conta com exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. Os visitantes podem ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.
O horário de funcionamento é de terça a domingo das 7h às 17h e dura aproximadamente 2 horas.
O Museu Pedro Ludovico foi criado em 1987, em homenagem ao fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. O museu trata-se da antiga casa da família de Pedro Ludovico Teixeira construída em 1934, em estilo art déco, com dois pavimentos. O local resgata a memória da capital e conta um pouco da história da cidade.
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi inaugurado em 30 de março de 2006. O local abriga um teatro, um museu, uma biblioteca, bem como um monumento aos direitos humanos.
Este complexo cultural é frequentemente visitado por pessoas que desejam ter uma tarde de movimento e diversão, pois há como alugar patins e skates para passear no espaço.
Com tantas opções de bons restaurantes e bares em Goiânia, fica até difícil de decidir qual visitar primeiro. A região do Setor Marista, Bueno e Oeste unem as melhores opções gastronômicas da capital.
Goiânia também possui o segundo maior polo de moda do Brasil, ficando atrás apenas do Brás, em São Paulo. Na região da 44, há uma variedade gigantesca de roupas e diversas tendências da moda, por isso se tornou a capital das fábricas de roupas e um excelente lugar para expandir o mercado têxtil.
Goiânia conta com mais de 33 feiras especiais regularizadas de comércio, artesanato e alimentação, e outras 116 feiras livres. Por isso, independente do bairro ou do dia da semana, é muito fácil encontrar uma feirinha por perto.
Passear pelas feiras já é uma tradição entre os goianienses, o que leva cada vez mais turistas a visitá-las para encontrar artesanatos, roupas, ou para apreciar pratos goianos como, por exemplo, a pamonha, caldos de frango ou o empadão. Não deixe de conhecer as feiras Hippie, da Lua e do Sol.